PROUNI

Histórico:

O Programa Universidade para Todos (Prouni) é um programa do Ministério da Educação, criado pelo Governo Federal em 2004, que concede bolsas de estudo integrais (100%) e parciais (50%) em instituições privadas de ensino superior, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros, sem diploma de nível superior.

Quem pode solicitar o PROUNI?
Podem se inscrever no Prouni 1º/2015, os candidatos que não possuam diploma de curso superior que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 e tenham obtido no mínimo 450 pontos na média das notas do Exame. É preciso, ainda, que tenham obtido nota acima de zero na redação.
Para concorrer às bolsas integrais o candidato deve ter renda bruta familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa. Para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa. Além disso, o candidato deve satisfazer a pelo menos uma das condições abaixo:

  • Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;
  • Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede privada, na condição de bolsista integral da própria escola;
  • Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede privada, na condição de bolsista integral da própria escola privada;
  • Ser pessoa com deficiência;
  • Ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura. Nesses casos não há requisitos de renda.

O que é exigido para se inscrever no ProUni?
Para efetuar a inscrição no Prouni 1º/2015, o candidato deverá informar seu número de inscrição e sua senha no Enem de 2014.
Não é possível participar utilizando número de inscrição e senha de outras edições do Enem.

Como fazer a sua inscrição?
A inscrição é gratuita e efetuada exclusivamente pela internet, por meio da página do Prouni http://siteprouni.mec.gov.br .

Para efetuar a inscrição, o candidato deverá informar seu número de inscrição e sua senha no Enem de 2014.
Caso o candidato não se recorde de seu número de inscrição ou de sua senha no Enem de 2014, poderá recuperá-los na página do Enem http://sistemasespeciais.inep.gov.br/resultadosenem.

Ao efetuar a inscrição, o candidato escolhe, em ordem de preferência, até duas opções de instituição, curso e turno dentre as bolsas disponíveis de acordo com seu perfil.
O candidato com deficiência ou que se autodeclarar indígena, preto ou pardo poderá optar por concorrer às bolsas destinadas às políticas de ações afirmativas.
Consulte abaixo o passo a passo para realizar sua inscrição.

Chamadas, pré-seleção e aprovação:
Encerrado o prazo de inscrição, o sistema do Prouni classifica os estudantes de acordo com as suas opções e as notas obtidas no Enem de 2014.
Os estudantes são pré-selecionados em apenas uma das opções de curso, observando a ordem escolhida por ocasião da inscrição e o limite de bolsas disponíveis.
Serão realizadas duas chamadas.
O resultado da primeira chamada será divulgado pelo MEC. Os estudantes pré-selecionados devem comparecer às instituições de ensino de posse dos documentos que comprovem as informações prestadas em sua ficha de inscrição. 
Consulte abaixo a lista de documentos.

Para certificar-se da veracidade das informações prestadas, a instituição pode solicitar ao estudante outros documentos que julgar necessários.
O prazo para comprovação das informações dos candidatos pré-selecionados na primeira chamada será será divulgado pelo MEC.

É permitida às instituições a realização de processo seletivo próprio para os candidatos pré-selecionados pelo Prouni. Esta informação é disponibilizada ao candidato no momento da inscrição.

Notas de Corte:
As notas de corte de cada curso são informadas diariamente pelo sistema do Prouni, a partir do segundo dia de inscrição, em caráter exclusivamente informativo. O candidato pode acompanhar as notas de corte e alterar suas opções até o encerramento do período de inscrição. A inscrição válida é sempre a última confirmada pelo candidato.


Manual do Bolsista:
  • Manual

  • Relação de documentos:
  • Relação

  • Passo a Passo de Inscrição:
  • Inscrição

  • Passo a Passo de Rematrícula:
  • Rematrícula



  •  

     

    Página Inicial

     

    Baixe o Adobe© Acrobat Reader© caso não consiga visualizar arquivos PDF Baixe o Adobe® Flash® Player caso não consiga visualizar a página corretamente