Clique para voltar à página anterior!
Clique para acessar
Clique para acessar
Clique para acessar
Clique para acessar
Clique para acessar
Sistemas de Informação
  
 
 
 
 
   
   
   

Curso de Graduação

Sistemas de Informação

Objetivo:
O curso de Bacharelado em Sistemas de Informação visa à formação de profissionais para atuarem na aplicação de Tecnologia da Informação junto às empresas, independente do ramo de atividade, localização geográfica ou ainda do seu porte ou constituição jurídica. Sabe-se que as empresas e as pessoas dependem cada vez mais da tecnologia e não faltarão empregos nesta área.

Para atingir este objetivo, o curso de Sistemas de Informação da FACULDADE DE SÃO LOURENÇO propicia formação básica sólida em Computação, Administração, Sistemas de Informação e Matemática. Além da formação tecnológica (como programação, redes de computadores, gerência de projetos, engenharia de software, dentre outras), dá ênfase ao estudo das organizações (como Recursos Humanos, Administração da Produção, Administração Financeira, Marketing, Engenharia Econômica, Empreendedorismo, dentre outras) e, também, à formação humanística, desenvolvimento de trabalho em equipe, adequada postura profissional e outras formações suplementares (como estatística, direito e legislação, multimídia, web design, dentre outras).

Pode-se observar que o aluno terá uma formação abrangente, que lhe dá condições de atuar em diversas áreas empresariais, tanto em empresas de pequeno porte como também de grande porte, pois terá tanto conhecimentos em tecnologia como também em administração.

Contexto: 
As organizações contemporâneas têm, na Tecnologia da Informação, um elemento estratégico, na medida em que as soluções tecnológicas automatizam processos organizacionais (industriais ou administrativos) e são fonte de vantagens competitivas. Nisso, há uma carência de profissionais no mercado que tenham conhecimentos sólidos das atividades empresariais e em tecnologia e aplicação de sistemas informatizados.

Muitas vezes, a formação é basicamente administrativa ou de informática, o que já não é mais suficiente para satisfazer às crescentes necessidades empresariais de pessoas capacitadas a resolver problemas e aplicar (desenvolver) tecnologia adequada às suas necessidades. Percebe-se que, na estrutura atual do mercado de trabalho, existem campos onde a tecnologia se torna cada vez mais necessária: áreas financeira e de produção, desenvolvimento de projetos, relacionamento com clientes, administração de compras e inovação tecnológica são alguns exemplos. Nisso, o profissional com formação sólida e ampla na área de Tecnologia, Administração e Matemática tem se destacado.
O curso de Sistemas de Informação da FACULDADE DE SÃO LOURENÇO tem, em sua matriz curricular, o objetivo de formar tal perfil de profissionais para o mercado. Ter disponível a informação certa, no momento certo e para o tomador de decisão certo é requisito fundamental para a melhoria contínua da qualidade e competitividade organizacionais, o que implica em considerar a crescente relevância dos sistemas de informação baseados em computador.
Desta forma, o projeto pedagógico do curso de Sistemas de Informação da FACULDADE DE SÃO LOURENÇO:


a) educa para a reflexão sobre as implicações do seu trabalho, instrumentalizando o acadêmico para a solução de problemas empresariais através de Sistemas de Informação;

b) forma profissionais habilitados para atuar em diferentes formas de trabalho decorrentes da dinâmica evolutiva da sociedade atual;

c) está comprometido com o desenvolvimento de competências que possibilitem ao estudante - e futuro profissional - abordar, de forma sistêmica, os problemas empresariais e propor soluções tecnológicas alinhadas às suas necessidades;

d) busca o desenvolvimento do raciocínio lógico e matemático, proporcionando uma visão ampla e sólida da área empresarial.

 Atuação no Mercado de Trabalho: 
Busca-se que o aluno formado em SI tenha condições de assumir um papel de agente transformador do mercado, sendo capaz de provocar mudanças através da incorporação de novas Tecnologias de Informação na solução dos problemas e propiciando novos tipos de atividades. Desta forma, não-exclusivamente, a pessoa formada neste curso poderá:

a) atuar na gestão de Sistemas de Informação Empresariais. O bacharel poderá atuar como gerente de sistemas de informação, consultor/auditor em gestão de sistemas de informação ou, ainda, ser um gerente com conhecimento administrativo-tecnológico capaz de liderar equipes e solucionar problemas empresariais, atuar como gerente de projetos em tecnologia etc.

b) atuar na infra-estrutura de Tecnologia de Informação. O egresso poderá desempenhar funções como a de analista de suporte, administrador de banco de dados, gerente de redes de computadores, gerente de tecnologia da informação, consultor/auditor na área de infra-estrutura etc.;

c) desenvolver Sistemas de Informação. Neste sentido, poderá desempenhar os papéis de analista de sistemas, programador de sistemas, gerente de desenvolvimento de sistemas de informação, gerente de projetos, consultor em desenvolvimento de sistemas de informação etc.

d) atuar na área financeira das empresas e agências bancárias. Poderá desempenhar papéis importantes na área financeira por ter, durante o curso, uma série de disciplinas voltadas à área, além de conhecimentos em desenvolvimento e gerência de projetos e, ainda, conhecimentos amplos do uso adequado da tecnologia.

e) atuar em qualquer setor de organizacional. Poderá desempenhar papéis diversos devido à visão abrangente de processos administrativos, fluxo de informação e solução de problemas.

.Diploma conferido: Bacharel em Sistemas de Informação
Modalidade: Presencial
Integralização: no mínimo em 08 semestres e no máximo em 12 semestres
Carga horária do curso: 3.060 horas
Regime letivo: Semestral
Turno de oferta: Noturno

Coordenação:

Profª. Eliete Lourdes de Almeida Augusto
Coordenadora do Curso de Sistemas de Informação
E-mail: si@faculdadesaolourenco.com.br
Telefone: (35) 3332-3355 - Ramal 217.


Clique aqui para Imprimir!

 
Baixe o Adobe© Acrobat Reader© caso não consiga visualizar arquivos PDF Baixe o Adobe® Flash® Player caso não consiga visualizar a página corretamente